O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor Estadual) divulgou nesta semana uma pesquisa de preços dos produtos mais procurados pela população, pouco antes da Black Friday e incluiu no levantamento os sites de vendas com mais reclamações dentro da internet.
A agência de viagens Decolar lidera a lista com 379 ocorrências, somente este ano, seguido pelo Mercado Pago com 284 reclamações e Americanas com 193 casos de demora ou não entrega do produto, produto com vício, desistência de compra, venda enganosa e produto entregue diferente do adquirido.
A lista mencionou também as empresas 123 Viagens e Turismo, Pernambucanas, Mercado Livre, Carrefour, Reserva Feita, Ebanx, Booking.com e Via Varejos. Veja a lista completa.
Plantão no centro da cidade
Além de alertar antecipadamente, dia 26 de novembro o Procon Estadual disponibilizará uma van com servidores para atendimento à comunidade no calçadão da rua Barão do Rio Branco, onde estará disponível para receber denúncias de pessoas que se sentirem lesadas na relação de consumo.
Resposta
Em nota, a empresa Decolar se posicionou da seguinte forma:
“Desde o início da pandemia – e de forma a refletir a nova realidade que o setor de turismo e o público consumidor passaram a enfrentar –, a Decolar reestruturou os seus canais de atendimento, incluindo a contratação de novos fornecedores e equipe especializados para solucionar as dificuldades dos clientes. Certamente, um desafio que demanda a convergência de melhores práticas e esforços com os fornecedores. A companhia esclarece que, nos termos da legislação editada no curso da pandemia, trata cada solicitação dos clientes de forma individual, principalmente porque o atendimento depende do que cada um adquiriu como produto, serviço, rotas e período da viagem. A companhia mantém constante diálogo com os Procons e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para aprimorar suas práticas de atendimento“, informou aos clientes.
(Matéria atualizada às 15h13 do dia 25/11 para acréscimo do posicionamento da empresa Decolar)