Um fazendeiro de 74 anos, e um de seus dois funcionários foram encontrados mortos, na segunda-feira (22), em San Estanislao, no departamento de San Pedro, no Paraguai, a 180 quilômetros de Mato Grosso do Sul. Um outro funcionário, de 18 anos, havia sumido, mas foi solto pelos criminosos.
Segundo o Dourados News, o local onde os corpos foram encontrados fica em uma parte mais afastada do território da propriedade e foi indicado à Polícia Nacional pelo próprio sobrevivente. Entretanto, não foram divulgados detalhes sobre a dinâmica das execuções e o estado em que as vítimas foram encontradas. Do local as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Distrital de San Estanislão.
E, em julho deste ano, o fazendeiro Helmut Ediger foi feito refém de criminosos que chegaram à fazenda encapuzados e fortemente armados. Na ocasião, ele foi amarrado com fita adesiva e deixado à beira de uma estrada. O grupo fugiu levando dinheiro e um caminhão da vítima, que na sequência foi encontrado incinerado. A suspeita da polícia paraguaia é de que um dos grupos de guerrilheiros que atuam na faixa de fronteira, sejam os responsáveis pelo ataque anterior e pelo sequestro das 4 vítimas, nessa segunda-feira (22).