Em reunião na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (16), o governador Reinaldo Azambuja anunciou o reajuste salarial de 10% para todos os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul. A adequação será entre ativos, comissionados, aposentados e pensionistas.
Foram protocolados, quinze projetos de lei sobre a revisão geral e a reestruturação do funcionalismo. Para entrarem em vigor, os projetos precisam ser aprovados pelos deputados.
A primeira proposta apresentada é em relação ao reajuste linear de 10% para os servidores, já a segunda, trata a incorporação do abono salarial criado em 2017 para todas as categorias que recebem o benefício. As demais propostas abordam a reorganização de carreiras que terão ganhos superiores aos 10%, entre as categorias estão policiais civis e militares, bombeiros militares, técnicos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl) e administrativos da educação.
Reinaldo falou que o proposta impacta em R$ 1,2 bilhão a folha salarial e pediu celeridade aos deputados, tendo em vista que o objetivo é pagar os salários com reajuste a partir de janeiro.
“Reajuste linear de 10% é muito significativo. Essa projeção respeita a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e acompanha a expectativa de crescimento da economia para 2022”, explicou o governador. “Nosso limite é o da responsabilidade. Não vamos fazer nada que faça Mato Grosso do Sul um estado não cumpridor da LRF. Levamos seis anos para sair do limite prudencial de gasto com pessoal e hoje estamos enquadrados no que diz a lei. Esse aumento não vai fazer o Estado voltar a ser descumpridor da LRF”, disse Reinaldo.
Com informações da assessoria