Foi sancionado no dia de hoje (8) o Programa Municipal de Incubação de Empresas de Campo Grande, além de um decreto que regulamenta o Proincubação, ambos voltados ao empreendedorismo na cidade. A ideia da prefeitura é que já no próximo ano trinta empresas e cooperativas sejam incubadas.
Projeto de lei que recebeu aprovação unânime dos vereadores, o recém-criado programa é um apoio às micro e pequenas empresas por meio do oferecimento de instalações apropriadas e cursos de capacitação em gestão de pessoal, tecnologia e inovação, além de diversas outra áreas correlatas. De 2004 a 2021, Campo Grande ganhou 106 novas empreendimentos no mesmo formato.
A responsabilidade de coordenação do Incubação de Empresas será da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio). Para o prefeito Marquinhos Trad, “a proposta se adequa à conjuntura econômica da Capital e vai ao encontro do plano de governo da atual gestão, que é gerar empregos e multiplicar as oportunidades”, disse no evento de lançamento.
Novidades da nova legislação incluem a possibilidade de as cooperativas também serem incubadas e um prolongamento e flexibilização no processo, de apenas dois para até cinco anos. Ainda, reforma e modernização dos espaços das quatro incubadoras campo-grandenses – investimento de R$ 2 milhões.
Assista a reportagem de O Estado Play: