A semana começou com novas interdições na região central de Campo Grande, desta vez o bloqueio acontece no cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Rua Maracaju para obras de instalação do laço semafórico, uma infraestrutura para o funcionamento do conjunto semafórico que contém: semáforo (sinaleira) para os veículos e botoeiras que auxiliam na circulação dos pedestres, visando atender, especialmente, pessoas com deficiência.
Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) fechamento é de apenas meia pista de cada cruzamento e a previsão é liberar o trecho até quarta-feira (10).
Essa etapa da obra faz parte da segunda etapa do Programa Reviva Campo Grande. Para que o sistema de integração dos semáforos funcione ordenadamente, será instalado um controlador e um sistema de comunicação que liga os equipamentos a uma central de controle por meio de cabos de fibra óptica ou dados móveis 4G.
Na central de controle será feito o monitoramento em tempo real do sistema, permitindo interferências e a coordenação dos tempos semafóricos de forma remota. O projeto de semaforização inteligente vai contemplar, inicialmente, o corredor de transporte da Rua Rui Barbosa, mas a proposta é interligar toda a cidade.
Rota alternativa
Para o motorista se programar quanto às interdições em decorrência das obras, confira as ruas que estão fechadas parcial ou totalmente:
A Rua Marechal Rondon, entre as avenidas Ernesto Geisel e Duque de Caxias está fechada parcialmente para obras de recapeamento;
Já a Rua Barão de Melgaço, entre a Rui Barbosa e Pedro Celestino, está fechada totalmente para recapeamento, com previsão de término da intervenção na quarta-feira. Para esse trecho, a orientação da Agetran é a seguinte rota alternativa: Rua Rui Barbosa, Rua 7 de Setembro, Rua Pedro Celestino e Rua Joaquim Murtinho;
A Rua Trindade, entre as ruas Thomaz Edison e Simão Bolívar, está fechada totalmente para obras de drenagem;
A Rua Rui Barbosa, entre Rua dos Aeroviários e Avenida Fernando Corrêa da Costa, também está totalmente bloqueada para serviços de drenagem;
O cruzamento da Rua Pedro Celestino com a Eduardo Santos Pereira segue fechado totalmente para drenagem;
E a Rua 15 de Novembro, entre Padre João Crippa e Rui Barbosa, está fechada totalmente para recapeamento.