A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta uma recuperação gradual na atividade industrial, além disso a Sondagem Industrial divulgou nesta terça-feira (22) que o emprego subiu 0,4 em setembro quando comparado ao mês de agosto.
De acordo com os dados da CNI, o indicador de produção ficou em 48,8 pontos e o de emprego alcançou 49 pontos em setembro, sendo que ocorre variação de zero a 100 pontos. Quando acima de 50, indicam aumento da produção e do emprego.
Ainda conforme a CNI, o indicador de utilização da capacidade instalada permaneceu estável em 69% e o índice de estoques efetivos em relação ao planejado caiu para 51,4 pontos, mostrando que se reduziu o excesso de estoques do setor.
“O emprego e o nível de estoques desejados em relação ao usual melhoraram. Esses são indícios de que a melhora no mercado de trabalho tem se refletido na demanda interna, com impacto na atividade industrial”, mostra o levantamento.
No entanto, a CNI alerta que os indicadores atuais ainda estão distantes dos observados antes da recessão. “Essa situação reforça a necessidade de continuidade dos esforços de reformas estruturais e melhoria do ambiente de negócios, de modo a superar os entraves que limitam o ritmo de expansão atual”, destaca a pesquisa.
(Texto: Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)