Foi lançado o projeto Casa Rosa para agilizar o atendimento de mulheres com suspeitas de câncer de mama. A iniciativa que visa diagnosticar e tratar precocemente a doença irá funcionar em espaço cedido pela Maternidade Cândido Mariano e será coordenador pelo o idealizador do projeto, vereador Victor Rocha com financiamento de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS).
O espaço já conta com 5 consultórios equipados, mais um aparelho de ultrassom e de mamografia, além dos médicos especializados. Com essa estrutura o check-up será feito no local, sendo possível atender pelo menos 50 mulheres ao dia.
“Hoje o lançamento da Casa Rosa representa a esperança da mulher que esta a muito tempo aguardando por exame, uma mamografia, um ultrasson, muitas esperam até por cirurgias, porque já se detectou a doença, e elas já sabem que estão com câncer e ainda estão esperando pelo tratamento”, explica o vereador Zé da Farmácia (PODEMOS).
Para o vereador esse novo serviço 100% gratuito realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) irá desafogar a fila de atendimentos ocasionado pela pandemia.
“A Casa Rosa vai fazer esse diagnóstico desde o primeiro instante que a mulher sentir uma diferença no seu corpo, ela já vai ser atendida. Ela só precisa buscar agendar por meio do no Sistema Regulação da Prefeitura e será encaminhada para cá, onde ela vai ter todo tratamento necessário para se livrar do câncer”.
O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e é por isso que a conscientização durante o Outubro Rosa é sempre importante. Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).