Piracema começa na sexta-feira e fiscalizações serão feitas nos rios de MS

Foto: Edemir Rodrigues
Foto: Edemir Rodrigues

A Piracema, período de reprodução dos peixes, tem início na sexta-feira e segue até o dia 28 de fevereiro de 2022. O processo de fiscalização nos rios de Mato Grosso do Sul serão intensificados no mesmo período para garantir a desova dos animais.

O presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges explicou como será feita a fiscalização no Estado. “Estaremos nos rios em parceria com a Polícia Militar Ambiental, nas estradas e estabelecimentos que comercializam pescados. É importante destacar que os comerciantes precisam fazer a sua declaração de estoque”.

André Borges falou também do que é caracterizado como crime ambiental. Segundo ele, a pessoa que for pega pescando e, com ela for encontrado peixes, será conduzido para uma delegacia e todo os seus apetrechos de pesca serão apreendidos. “Neste caso uma multa será aplicada, e o responsável responderá um processo administrativo”.

Ribeirinhos e pessoas que sobrevivem da pesca estão isentas da proibição neste período. “Essas pessoas estão autorizadas a pescar  para o próprio consumo e o de sua família”, pontuou André.

Confira a entrevista completa no nosso canal do YouTube:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *