Semana passada, os números de óbitos e infecções em decorrência a COVID-19, foram os menores em mais de um ano. Ontem (28), a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) confirmou que a América Latina tem diminuindo os casos continuamente, graças ao avanço da vacinação.
Segundo a Agência Brasil, quase 44% das pessoas na América Latina e no Caribe completaram sua imunização das duas doses contra a COVID-19, em grande parte graças às doações, feitas bilateralmente ou por meio do consórcio Covax, liderado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa, reforça que as autoridades devem continuar implementando medidas de saúde pública, como o uso de máscaras, distanciamento social e limitação de grandes reuniões, especialmente porque muitos países ainda estão se esforçando para expandir a cobertura de vacinação. “Hoje, o dobro de pessoas na América Latina estão totalmente vacinadas contra a COVID-19 do que em agosto. E, temos motivos para estarmos otimistas, mas devemos permanecer vigilantes”, explica.