Com injeção de mais de R$ 439 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, referente ao salário dos servidores depositado hoje (28), o varejo de Campo Grande espera movimentar as vendas de final do ano, quadro que já deve apresentar um cenário positivo a partir da Black Friday, comemorada durante o mês de novembro, que se inicia daqui a dois dias.
O Governo do Estado aproveitou o dia do Servidor Público para adiantar o quantitativo, que já estará disponível amanha sexta-feira (29). Com 49.480 funcionários públicos ativos e 31.632 de inativos, entre aposentados e pensionistas, a folha do mês supera os R$ 439,5 milhões, conforme dados da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD).
Confiante, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, afirma que a data promete ser um termômetro bem acentuado para os indicativos da data sazonal do dia 24 e 25 de dezembro, quando se comemora o natal. “Acredito que já vamos demonstrar toda essa força do comércio na Black Friday, que vai acontecer no centro de Campo Grande, no comércio da Capital, dentro das lojas e do shopping. Vamos vender tudo que você imaginar, com um grande desconto. A partir daí, já vamos ter uma ideia do que será o nosso dezembro”, destaca.
Em entrevista ao Estado Play, disponível em nosso canal do Youtube e também na plataforma do Facebook, Adelaido relembra os frutos amargos que o comércio colheu em razão da pandemia nas datas anteriores, mas assegurou também que 2021 promete ser melhor com a retomada ao normal pós vacinação. “O varejo de Campo Grande tem uma expectativa muito grande para as comemorações de final de ano, até porque nós temos uma demanda reprimida, muitas pessoas deixaram de consumir por conta da pandemia, existe uma crise econômica, algumas dificuldades, mas há também a necessidade de renovar o guarda-roupa, comprar aquele sapato novo e, principalmente, comemorar a vida!”, ressalta.
Contratações temporárias
Ainda segundo o presidente da organização, em dezembro de 2019, antes da pandemia da COVID-19, foi registrada uma margem de 3 mil contratações, e para 2021, a projeção é de pelo menos 4 mil vagas. “Conseguimos gerar em torno de 3 mil empregos e nesse ano queremos promover pelo menos 4 mil contratações temporárias, com previsão de permanência. Já é possível conferir essas vagas na Fnstat”, afirmou.
Atualmente, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) conta com 1.308 vagas para todos os níveis de escolaridades. Os interessados podem utilizar o aplicativo Sine Fácil.