Durante toda a semana ocorre o I Curso Básico de Equoterapia de Campo Grande/Mato Grosso do Sul. O evento que vai de hoje até dia 29 deste mês, é uma parceria da Rede Ande-Brasil com o Comando Militar do Oeste e a Polícia Militar Ambiental.
De acordo com o coordenador estadual do Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Vanderlei Roberto Lorenzetti, a parceria com o organizadores do evento servirá para capacitar outros profissionais a trabalhar com crianças especiais. Temos a parte interna com cavalos mansos e rampas externas para treinar a equipe.
“São poucos profissionais capacitados. Esperamos ampliar esse números de atendimentos aos portadores de necessidades especiais”, explicou. Hoje, a Cavalaria da PM/MS possui cerca de 50 animais, destes 7, treinados e mansos, atendem crianças portadoras de alguma síndrome como o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
De perto, a criança que faz a equoterapia no Centro da PM, como o Murilo Davi Frantz, de 4 anos de idade, é atendida por um condutor do cavalo, uma terapeuta ocupacional e um psicólogo. A terapia dura em torno de 30 minutos e trabalha corpo e o cérebro da criança.
“Trabalha o sistema vestibular do Murilo para ajudar a fechar e tratar o diagnóstico de atraso no desenvolvimento”, completou a mãe do menino, Alessandra Costa.
Confira o cronograma do evento: