Cinco brasileiros foram presos na fronteira com o Paraguai, em Pedro Juan Caballero, na manhã de sábado (23) durante a operação Montes Claros. Os homens foram expulsos pela Polícia Nacional do Paraguai para o Brasil e, escoltados pela Ponte Internacional da Amizade, que foi bloqueada por um grande esquema de segurança, neste último domingo.
Dois deles eram procurados pela Interpol (International Criminal Police Organization) por tráfico ilegal de drogas e homicídio. Os homens estavam escondidos nas cidades paraguaias de Pedro Juan Caballero e Zanja Pytã na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Ambos eram moradores em Montes Claros (MG), local de início das investigações da polícia.
A Operação Montes Claros descobriu uma “célula” de uma facção criminosa brasileira e prendeu os quatro integrantes e apreendeu armamento de alto poder de destruição, munição de vários calibres, aparelhos de comunicação e carros.
A Polícia Federal brasileira vinha monitorando a movimentação do grupo e as informações foram repassadas para as autoridades do Paraguai dentro do Acordo de Cooperação Tripartite que também envolve a Argentina.