A diretoria da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) marcou para a próxima sexta-feira (24), a reunião para que seja concluída a votação da proposta de leilão para a exploração de serviços de acesso móvel usando a tecnologia 5G, que tem como objetivo ampliar a velocidade da conexão móvel.
A votação seria na semana passada, mas foi adiada por um pedido de vista do conselheiro Moisés Moreira. Os ministros ainda estão discutindo algumas questões de adaptação sobre o texto da proposta para concluir a votação.
A Anatel finalizará a proposta após ela ter sido analisada pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Apesar do parecer da área técnica apontando problemas e sugerindo mudanças, a maioria dos ministros votou pela aprovação da proposta da agência. O leilão vai colocar as faixas de frequência para disputa por operadoras de telecomunicações, mediante pagamentos e determinadas obrigações. A votação definirá essas condições.
O governo vem repetindo que a intenção não é arrecadar, e sim colocar investimentos em novas redes. A expectativa do governo federal, manifestada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, é de que o leilão ocorra em outubro deste ano.