É celebrado hoje (16), o Mundial do Pão que foi instituído no ano de 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo. São muitos os tipos de pães de acordo com cada cultura e costume, como: o pão francês, pão rústico, bengala, filão, pão caseiro, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano e pão integral.
A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e era um símbolo de poder. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto ao pão que se tornaram conhecidos como “comedores de pão”.
No começo da história, tinha muita rejeição àquilo que fermentava porque dava ideia que estava estragando. Quando o homem começou a controlar o processo de fermentação, a técnica de fazer pão se aprimorou e se espalhou pelo mundo.
(Texto: Karine Alencar com informações da Agência Brasil)