Hemosul convoca doadores de sangue O, A e B

Hemosul - doadores
Divulgação

Com uma queda de até 70% nas doações de sangue,  o Hemosul da Capital está em alerta vermelho e convoca os doadores para contribuir com bolsas de sangue tipo O, A e B. 

“Pedimos o apoio de toda a população do Estado para que procurem o banco de coleta mais próximo e façam a doação. A cada bolsa doada podemos salvar até quatro vidas e precisamos da ajuda de cada indivíduo para continuar ajudando aqueles que precisam”, reforça a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Pessoas que testaram positivo para a COVID-19, precisam esperar pelo menos 30 dias para voltarem a doar sangue. Para quem tomou a vacina, é necessário observar o período conforme a dose recebida: Coronavac (48 horas) e Pfizer, Astrazeneca e Janssen (7 dias). 

Na atualização de quinta-feira (19) o estoque estratégico indicava os tipos sanguíneos O+ e O- como baixo, A+ e B+ como mediano. Porém, o Hemosul reforça que todos os tipos de sangue dos doadores são bem vindos. 

Neste sábado (21) as equipes do Hemosul Coordenador irão atender das 7h às 17h visando aumentar os estoques e acolher o maior número de doadores. O Hemosul Coordenador fica localizado na Av. Fernando Correa da Costa, Nº 1304, centro.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 55 quilos e portar documento oficial com foto. Para mais critérios sobre a doação de sangue acesse www.hemosul.ms.gov.br

Acesse também: Adolescentes de 13 anos podem tomar a vacina da COVID-19

Adolescentes a partir dos 13 anos podem tomar a vacina da COVID-19 a partir deste sábado (21) em Campo Grande. A vacinação também continua para as pessoas de outras faixa etárias já contempladas e quem precisa tomar a segunda dose de Coronavac-Sinovac-Butantan ou Comirnaty-Pfizer.

Conforme calendário estabelecido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), devem receber a segunda dose quem se vacinou com a Coronavac até o dia 31 de julho e quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 23 de junho. (leia a matéria completa aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *