Em MS, estudantes podem solicitar carteirinha digital que dá acesso à meia-entrada

Valentin Manieri
Valentin Manieri

Os mais de 670 mil estudantes de todo Mato Grosso do Sul, de escolas e universidades públicas e privadas, já podem solicitar a carteirinha digital de meia-entrada de forma gratuita. O benefício foi lançado ontem (11) pelo governo do Estado, no Dia do Estudante, junto com o aplicativo EducaMS e o cursinho on-line da SED (Secretaria de Estado de Educação).

A Carteirinha de Identificação Estudantil de forma gratuita, criada pelo governo do Estado, é um documento que vai passar a ser válido para identificação de todos os alunos de Mato Grosso do Sul.

“É um documento de segurança e que o aluno, se for abordado por uma autoridade, poderá apresentar e também servirá para a questão da meia-entrada. Ela estará disponível na [plataforma] MS Digital, o aluno deverá baixar essa plataforma, caso ele não tenha acesso [internet], poderá procurar a unidade escola para a solicitação. Outra coisa importante, é a questão do nome social, o aluno que usa o nome social terá essa possibilidade também”, explicou o superintendente de informação e tecnologia da SED, Paulo Cezar Rodrigues Santos.

Além dos alunos, os professores também foram contemplados com o aplicativo EducaMS para fazer o controle da presença e da ausência dos alunos pelo celular. Segundo a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, é uma forma de facilitar o trabalho dos educadores. “O EducaMS é a chamada e o diário na palma da mão, vocês poderão fazer chamada off-line mesmo, isso tudo para facilitar”, assegurou.

Nesse caso, todos os 18 mil professores da REE (Rede Estadual de Ensino) serão beneficiados. “Quando o professor vai para sala de aula e faz a chamada, geralmente, ele faz no rascunho. No momento do planejamento, ele tem que preencher no sistema de gestão de dados escolares. O professor está perdendo aquele tempo que ele poderia pensar em uma boa aula com atividades burocráticas. Agora, desenvolvemos o EducaMS que chega para que, em suas mãos, o professor possa fazer sua chamada on-line ou off-line”, disse o superintendente.

Na ocasião também houve o lançamento da terceira ferramenta, o cursinho on-line da SED para preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Pela primeira vez os 32 mil alunos da REE vão ter acesso a esse cursinho para prepará-los para vestibular e Enem, mas também para resgatar a aprendizagem que foi perdida”, reforçou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *