Deixar o cabelo crescer pode parecer uma eternidade. Em média, o nosso cabelo cresce apenas cerca de 15 cm por ano e o processo não é agradável e ainda corre o risco de crescerem fracos e sem brilho. Portanto, separamos uma lista com 22 dicas e hábitos com grandes poderes na vida capilar.
Corte o cabelo a cada poucos meses: Embora possa parecer contraproducente, fazer pequenos cortes a cada seis semanas elimina as pontas espigadas, tornando o cabelo mais saudável e permitindo que continue crescendo.
Eliminando pontas duplas: Não só permite que o cabelo continue a crescer, mas também ajuda a mantê-lo espesso porque as pontas espigadas causam a morte do cabelo.
A descoloração e a tinta não contribuem para um cabelo saudável: Quando o cabelo é descolorido, pode ficar danificado com mais pontas espigadas.
Escove antes de ir para a cama: Para manter o couro cabeludo naturalmente hidratado enquanto dorme, escove o cabelo algumas vezes para distribuir com eficiência o óleo natural pelo resto do couro cabeludo.
Elimine os químicos: Em geral, quanto menos tratamentos químicos aplicar no cabelo, mais saudável será e melhor crescerá.
Invista numa escova de cabelo com cerda de javali: Usar uma escova de cabelo com cerda de javali não só permite que o óleo seja distribuído, mas também é ótimo para massajar o couro cabeludo, o que ajuda a circulação.
Dieta: Quando procuramos otimizar o crescimento do cabelo, temos de considerar os alimentos que pomos dentro do nosso corpo.
Proteína para crescimento e regeneração: Quando se trata de construir músculo, fazer cabelo crescer ou construir novos tecidos, o nosso corpo precisa de proteína. Aumentar a ingestão de carne, peixe, feijão e frutos secos ajuda o cabelo a crescer. As pessoas que não têm proteína suficiente na sua dieta também perdem mais cabelo.
Evite dietas de desintoxicação: Modas dietéticas, como desintoxicações, que exigem que diminuamos o consumo de certos alimentos, geralmente deixam-nos sem certos nutrientes e minerais, o que pode retardar o crescimento do cabelo.
Vitaminas e minerais: Vitaminas A, C e E, minerais como zinco e ferro e ácidos gordos ómega-3 também podem contribuir para um cabelo saudável.
Dê tempo aos óleos naturais para agirem: Todo mundo já ouviu depoimentos de pessoas que pararam de usar Shampoo. O benefício é que os óleos naturais têm oportunidade de penetrar no cabelo, de forma a que este recupere dos danos e se torne mais saudável.
Lave com shampoo apenas algumas vezes por semana: No entanto, os óleos naturais no nosso cabelo só precisam de alguns dias para penetrarem no cabelo, por isso é melhor esperar até que isso aconteça antes de lavar o cabelo com shampoo duas a três vezes por semana.
Condicionador: O condicionador é útil não apenas para manter o cabelo hidratado nos dias em que usa shampoo, mas também para desemaranhar o cabelo.
Mantenha a temperatura da água baixa: Banhos quentes desidratam a pele e o couro cabeludo e um couro cabeludo desidratado também não ajuda o crescimento do cabelo.
Massagem no couro cabeludo: Dar um pouco mais de carinho ao couro cabeludo diminuindo um pouco a temperatura do chuveiro, assim como fazer uma pequena massagem no couro cabeludo com champô pode ajudar muito a acelerar o crescimento do cabelo.
Não penteie o cabelo enquanto molhado: Quando o cabelo está molhado e esticado, é muito mais suscetível de partir.
Escove antes de lavar: É melhor escovar o cabelo antes de o lavar com shampoo e, se for necessário desemaranhá-lo depois, certifique-se de que não está molhado durante a escovagem.
Se estiver muito emaranhado, penteie com condicionador: Se tiver problemas a desembaraçar o cabelo à medida que cresce, pode aplicar um pouco de condicionador do tipo que não precisa de enxaguar e pentear com um pente de dentes largos suave.
Cuidado ao secar: Algumas pessoas acham que as toalhas ou t-shirts de microfibra são mais suaves a secar o cabelo depois do duche. A secagem agressiva pode arrancar os cabelos vulneráveis à volta da sua linha do cabelo.
Não penteie demasiado: Escovar o cabelo a toda a hora geralmente danifica-o. O melhor é minimizar a escovagem e os produtos que aplica. Se usar calor para o esticar, mantenha temperatura baixa.
Use uma almofada de seda: Deixar o cabelo crescer é uma questão de evitar quebras, e trocar a fronha por uma feita de seda diminui ligeiramente o número de quebras.
Preste atenção à pele: Quando experimentamos um novo produto para o cabelo, pode ser um pouco difícil avaliarmos objetivamente os efeitos, porque estamos à procurando de melhorias. Por isso devemos prestar atenção à nossa pele também. Acesse também: ‘Ladrão beijoqueiro’ elogia e leva celular da vítima
(Com informações Notícias ao Minuto)