Oficinas discutem ações de combate à violência doméstica para o Agosto Lilás

capa-agosto-e1626184727966

A SPPM (Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas) realizou nesta terça-feira (13) a primeira reunião virtual para formação de pessoas multiplicadoras de ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar. Outras duas reuniões estão previstas para ocorrer antes do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate aos crimes contra a mulher. As oficinas são abertas para todos.

A primeira reunião foi virtual e discutiu enfrentamento à violência contra a mulher, com objetivo de discutir noções da Lei Maria da Penha. Também foi debatido os tipos de violência doméstica e a necessidade de uma rede de atendimento e canais de denúncia. Essas definições serão divulgadas no Agosto Lilás para todo o Estado.

A subsecretária Luciana Azambuja destacou que as reuniões servem para padronizar as informações que serão disponibilizadas para o público. “É importante que todos saibam como agir ao tomarem conhecimento de uma situação de violência, diferenciar uma denúncia que possa ser feita na internet ou no ligue 180 de uma urgência que demande o acionamento ao 190, por exemplo – ou para não revitimizarem uma vítima ou cometerem violência institucional, fazendo com que a mulher peregrine de um serviço ao outro, quando uma informação correta poderia agilizar os procedimentos”, disse.

As discussões também apresentam noções da Lei Maria da Penha e da necessidade de organização dos órgãos públicos para acolher uma vítima de violência.

As oficinas são embasadas na cartilha “Violência contra a mulher não tem desculpa – Capacitando para o enfrentamento à violência”, lançada em agosto de 2020. O material também está disponível no site www.naosecale.ms.gov.br.

 

Reuniões

Na oficina desta terça-feira, participaram cerca de 100 pessoas. Estavam entre os convidados gestores municipais de políticas públicas para mulheres, equipes técnicas dos Centros de Atendimento às Mulheres em situação de violência, coordenadores regionais de Educação e policiais militares de diversas cidades.

As próximas oficinas ocorrem nos dias 20 e 27 de julho. As inscrições podem ser feitas por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *