Se depender da SES, doses da Janssen serão distribuídas para municípios

Divulgação
Divulgação

As 19.050 doses da Janssen que serão enviadas pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso do Sul, nesta quinta- -feira (24), ainda não têm destino certo. É que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) aguarda pela decisão da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para definir se a remessa será distribuída para todos os municípios e quais os públicos beneficiados. O titular da pasta, Geraldo Resende, já solicitou ao governo federal 5% da reserva técnica do lote de 3 milhões de doses destinado ao Brasil para vacinar 100% dos 13 municípios de fronteira.

Se o pedido for atendido, as cidades que serão contempladas são: Antônio João, Ara Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Porto Murtinho, Ponta Porã e Sete Quedas. Os municípios participarão de um estudo, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

Segundo Resende, foi solicitado cerca de 150 mil doses da reserva técnica, mas a SES ainda não teve retorno. “Isso ainda não foi respondido, nós não temos a resposta oficial do Ministério da Saúde”, disse. De acordo com o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, para imunizar todos os moradores do município serão necessárias 6 milhões de doses da Janssen.

“Há poucos dias estive em Brasília, na Confederação Nacional dos Prefeitos e participei de uma videoconferência com os prefeitos de fronteira. Nós fizemos essa solicitação de que eles [Ministério da Saúde] disponibilizassem a vacina para fronteira. Agora está dependo de uma confirmação, se aprovado o pedido, nós vamos vacinar 100% da nossa população”, comemorou.

A disputa pela vacina da Janssen é acirrada, porque o imunizante não necessita de uma dose de reforço como a AstraZeneza, Pfizer e CoronaVac. O Brasil fez um acordo com o laboratório que produz a vacina para o envio de 38 milhões de doses. Inicialmente, nesta semana, o País receberia 3 milhões de doses e Mato Grosso do Sul teria o direito de receber 38.400, mas houve atrasos e só chegou 1,5 milhões. Por conta disso, neste primeiro momento, o estado ficou com 19.050 doses.

Mais imunizantes

Além das 19.050 unidades da Janssen, Mato Grosso do Sul aguarda 48,6 mil da Coronavac e 37.440 da Pfizer que estão previstas para chegarem hoje (24). No total, só esta semana o estado espera 105 mil doses de vacinas contra a COVID-19. A recomendação é para que apenas a vacina brasileira atenda à segunda aplicação.

“Assim que chegar vamos distribuir rapidamente aos municípios para quem puder fazer à noite, no sábado e no domingo. Município que não aplicar vacina, tendo em estoque, não fará jus a resolução de incentivo às equipes de plantão”, disse o secretário de estado da Saúde.

Texto: Mariana Ostemberg e Clayton Neves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *