Jair Bolsonaro tem maioria com 25% e Lula 20%
O Instituto Ranking indica que o ex-ministro da Saúde e ex-secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, o presidenciável Luiz Henrique Mandetta, tem apenas 2,75% de intenções de voto em terras sul-mato-grossenses. Mesmo sendo natural do Estado, o médico ficou em quarto lugar no ranking, atrás de João Doria, Lula e Bolsonaro.
No indicativo, o presidente Jair Bolsonaro sai na frente em intenções de voto para eleições 2022 em Mato Grosso do Sul, com 25% destas. A pesquisa foi realizada em cenários estimulado e espontâneo, e Bolsonaro aparece em primeira colocação nos dois cenários.
Na estimulada, Bolsonaro teve o percentual de 25,50%. Já Lula aparece com 20,45% em intenções de voto. O governador de São Paulo, João Doria, teve o indicativo de 3,20% e na sequência aparece Mandetta com 2,75%. Ciro Gomes tem 2,45%. Brancos, nulos, indecisos e os que não souberam responder tiveram indicativo de 37,50%
A diferença entre o chefe do Executivo federal e Mandetta chega a 22,75%. E entre Lula, que é seu principal rival, é de apenas 5%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea (quando o eleitor indica o nome do possível candidato antes de o pesquisador dizer as opções), Mandetta aparece com saldo ainda menor de 2,05% em intenções de voto. O presidente Bolsonaro teve o percentual de 12,10% ao passo que Lula teve 8,45%. O paulista João Doria aparece com 2,20% de intenções de voto e Ciro Gomes tem 1,25%. Brancos, nulos, indecisos e que não souberam responder somam 68,95%.
Os percentuais de brancos, nulos, indecisos e que não souberam responder são maiores do que os indicativos aos candidatos nos dois cenários. Isso mostra que a maioria dos sul-mato-grossenses ainda não sabe para quem dará seu voto.
Rejeição
Em Mato Grosso do Sul, o candidato mais rejeitado é Lula com 23,15%. O presidente Bolsonaro aparece logo em seguida com 20,45%. Ciro Gomes tem 10,20% de rejeição, ao passo que Mandetta é o menos rejeitado com 4,05%. Brancos, nulos, indecisos e que não souberam responder somam 37,50%.
A Pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ranking Brasil em Mato Grosso do Sul, entre os dias 9 e 12 de junho de 2021, com 2 mil pessoas. Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de 2.000 entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
(Texto: Andrea Cruz)