Governo do Estado reduz cobrança para renovação de CNH de pessoas acima dos 70 anos

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Seguindo a Lei Federal, que mudou para 10 anos o prazo máximo da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o governo do Estado publicou nesta quarta-feira (26) o decreto que reduz os valores cobrados na taxa para renovação do documento aos motoristas a partir de 60 anos. Agora, quem tiver 70 anos ou mais vai pagar 30% do valor cobrado.

Antes eram duas faixas para renovação de CNH: com pagamento integral para pessoas abaixo de 60 anos e cobrança de 60% do valor àqueles com idade igual ou superior a 60 anos. A partir do decreto, haverá três faixas cobrança na hora de renovar. Conforme o texto, os condutores com idade inferior a 50 anos, que terão 10 anos de validade para CNH, continuam pagando o valor integral.

As pessoas com idade entre 60 e 69 anos vão pagar apenas 50% do valor integral, com validade da CNH em cinco anos. E os condutores com 70 anos ou mais vão pagar somente 30% do valor total, tendo validade de 3 anos para CNH.

De acordo com a Diretoria de Habilitação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito Mato Grosso do Sul), o valor da taxa para renovação da CNH custa atualmente R$ 219,61, que somada com a taxa do exame médico, chega a R$ 315,93. O desconto previsto em decreto é sobre o primeiro valor.

A Lei federal 14.071/2020 que alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estabelecendo o prazo máximo de 10 anos de validade da CNH, entrou em vigor no dia 12 de abril. Ela estabelece três faixas (validade) para renovação do documento. (Com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *