Supermercados abrem nessa Sexta-Feira Santa, mas devem seguir regras de biossegurança

Os supermercados da Capital vão funcionar normalmente nessa Sexta-feira Santa e, como são considerados serviço essencial pelo decreto estadual, podem funcionar além do horário do toque de recolher, que até domingo (4) segue de segunda a sexta-feira das 20h às 5h e aos sábados e domingos das 16h às 5h. 

Conforme o presidente da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Edmilson Veratti, diferente de Campo Grande, no interior, existem algumas restrições quanto ao funcionamento dos supermercados. “Em Campo Grande, às lojas funcionarão normalmente, mas seguindo o que recomenda o decreto estadual, como a capacidade máxima de 50%”, explicou.

Comércio em geral

Mas, independentemente do decreto em vigência, que autoriza o funcionamento do comércio por meio de drive-thru e delivery, existe uma convenção coletiva do comércio varejista, com exceção dos supermercados, que proíbe o funcionamento em cinco datas: Ano-novo, 1º de maio (Dia do Trabalhador), Finados, Natal e, justamente, a Sexta-Feira Santa. 

De acordo com o presidente do Seccg (Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande), a convenção é bem clara e veda, sim, a abertura nessa data, mas, por conta de toda a situação do comércio diante da pandemia e das medidas restritivas impostas nas últimas semanas, o sindicato não irá se opor ao comerciante que optar por funcionar. “Nós, do sindicato, estamos trabalhando para que o emprego seja mantido e esse é o motivo pelo qual não vamos nos opor. Mas, também temos de deixar claro que o Ministério Público do Trabalho fará a parte dele”, informou, sobre a fiscalização.

Shoppings 

O Shopping Bosque dos Ipês garantiu que as atividades estão mantidas e que vai funcionar seguindo o decreto estadual das 11h às 22h.  O Norte Sul Plaza vai funcionar por drive-thru e delivery das 10h às 20h, no entanto a adesão será facultativa e as lojas que forem funcionar devem entrar em contato com o sindicato. Já o Shopping Campo Grande seguirá a convenção coletiva e não funcionará nessa Sexta-Feira Santa. O Pátio Central também estará fechado até o domingo. 

(Confira mais na página A5 da versão digital do jornal O Estado Online)

Veja também:

https://oestadoonline.com.br/2021/04/01/novo-toque-de-recolher-em-campo-grande-sera-das-21h-as-5h/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *