As 98 escolas de Ensino Fundamental da Reme (Rede Municipal de Ensino) encerram hoje (12) a entrega dos cadernos de avaliação diagnóstica. Para direcionar as ações da Semed (Secretaria Municipal de Educação), cerca de 95 mil alunos devem ser avaliados.
Segundo a pasta, cada escola tem o controle sobre a entrega e devolução dos cadernos. A secretaria, por meio da Suped (Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais), elaborou e disponibilizou os conteúdos de avaliação para as unidades escolares, no ambiente Moodle. A impressão e a entrega das atividades diagnósticas foram realizadas pelas unidades escolares.
Em nota, a Semed explicou que o objetivo é de que todos os alunos da Reme sejam avaliados para que a secretaria, por intermédio da Suped, analise os dados a fim de elaborar políticas educacionais, visando minimizar as dificuldades cognitivas dos alunos.
A avaliação será usada ainda para que cada escola trace estratégias de recuperação de conteúdo, conforme a sua realidade. Os cadernos deverão ser devolvidos pelos alunos às escolas entre os dias 18 e 19 de fevereiro.
O período de correção e tabulação dos dados será de 22 a 26 deste mês.
O processo de matrícula ainda está em andamento na Reme, que atende mais de 108 mil alunos em 98 escolas de Ensino Fundamental, além de 104 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). O ano letivo na Rede Municipal de Ensino da Capital começou na segunda-feira (8), totalmente a distância.
Texto: Mariana Moreira