Um pacto ajustado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e por 11 das maiores agências de propaganda do Brasil busca mais espaço para profissionais negros no mercado publicitário nacional. O documento será assinado formalmente hoje (23), durante o Festival do Clube de Criação, em São Paulo.
As agências que estão no pacto, segundo o MPT, são: Artplan, DPZ&T, JWT, Leo Burnett, Mutato, Publicis, SunsetDDB, Talent Marcel, Tribal, WMcCann e Y&R. Mais agências devem se unir oficialmente ao grupo nesta semana. O documento também tem a participação da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e da Editora Referência, que publica o jornal Propaganda & Marketing.
As agências precisarão elaborar um censo de empregados, com recorte de raça/cor e gênero, de forma global e com indicadores de gerência e diretorias, possibilitando a criação de um Observatório permanente. Também precisarão divulgar um organograma da empresa para todos os trabalhadores, com informações de raça/cor e gênero nos cargos, funções, gerências e diretorias. (Texto: Renata Fontoura com informações do Uol)