Na próxima quinta-feira (26), acontece a Audiência Pública “Suicídio em alerta! Nem sempre o que parece, é”. O evento será às 14h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, localizado no Parque dos Poderes, promovido por meio da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde de Campo Grande, que tem como titular a Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan.
Palestrantes da área da saúde explanarão sobre a temática, dentre eles o médico psiquiatra e PHD em saúde mental José Carlos Rosa Pires de Souza; o professor e Presidente do Instituto Sangue Bom, Carlos A. Rezende (Profº Carlão) e o médico homeopata e professor de Cursos de Especialização em Homeopatia José Roberto Campos de Souza.
O tema será abordado durante a Campanha Setembro Amarelo, iniciada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que discutirá sobre depressão.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que, anualmente, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul é o 3º Estado no Brasil com maior taxa de suicídio. Por dia, uma média de 40 a 50 pessoas se matam no Brasil. É um suicídio a cada 40 segundos no mundo, e uma tentativa a cada 3 segundos.
A ideia do Setembro Amarelo é conscientizar a população e os profissionais de saúde para que reconheçam os sinais de risco e auxiliem no tratamento. (Rafael Belo com MPMS)