Nova remessa de vacinas deve chegar nesta semana, por isso Sesau liberou vacinação para idosos acima dos 94 anos
A prefeitura anunciou ontem (2) mudanças no cronograma estabelecido para a vacinação de idosos na Capital. Segundo o município, todas as pessoas com 94 anos ou mais poderão ser imunizadas a partir de hoje (3). O objetivo é acelerar o processo após o anúncio por parte do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Resende, de que a União vai repassar mais doses de vacina contra a COVID-19 até o fim desta semana. Até o momento, a Capital vacinou 29,2%, o que significa que apenas uma entre quatro pessoas selecionadas para a imunização recebeu a dose.
Segundo informações do “vacinômetro” da pasta estadual, 8.796 pessoas foram imunizadas até o momento na Capital, ou seja, 29,2% das 33.538 pessoas do grupo prioritário (trabalhadores da saúde e idosos, principalmente). A média é considerada baixa na comparação com o Estado e outros municípios. Desse total de vacinados, a grande maioria é de trabalhadores da saúde, 8.267 ao todo, 27,9% do total de profissionais credenciados para a imunização. O restante é todo de idosos acolhidos em instituições, em que a prefeitura zerou a demanda, com 106,5% de vacinados.
O objetivo, agora, é vacinar os demais idosos. Iniciado na última segunda-feira (1º), o calendário de vacinação inicial previa a aplicação de doses discriminando a faixa etária de acordo com o dia da semana, sendo este concluído até o fim do mês de fevereiro. “A partir do anúncio de envio de um novo lote de doses, será possível agilizar o atendimento ao público abrindo, inclusive, novos pontos de vacinação a partir da semana que vem”, diz nota enviada pela prefeitura a O Estado.
“Com a garantia de recebimento dessas doses, conseguimos adiantar também o cronograma para que tenhamos um quantitativo maior de idosos imunizados e em um período de tempo menor. Assim o público imunizado será bem maior do que o inicialmente planejado”, explica o secretário municipal, José Mauro Filho.
O novo cronograma
Segundo a Prefeitura de Campo Grande, hoje (3) será a vez de pessoas com 94 anos ou mais tomarem a primeira dose do imunobiológico em uma das 18 unidades que já estão fazendo a aplicação da vacina. O cronograma seguirá assim até o fim da semana, podendo ser imunizados, a partir de quinta-feira (4), os idosos a partir de 92 anos e, no dia seguinte, aqueles que tenham no mínimo 90 anos, e no sábado (6) as unidades estarão abertas para imunizar todo esse público da primeira semana que não conseguiu se vacinar na data prevista.
A partir da próxima semana, as vacinas estarão disponíveis nas 55 unidades de saúde descritas no plano municipal de vacinação, e o calendário, que iria até o fim do mês, será adiantado, com a vacinação daqueles com mais de 88 anos na segunda-feira (8), com idades a partir dos 86 no dia seguinte e idosos com mais de 84 anos na quarta.
Na quinta-feira será feita a aplicação das doses nas pessoas com mais de 82 anos, na sexta naqueles que têm mais de 80 anos e no sábado também ocorrerá a vacinação do público que não conseguiu comparecer às unidades na data prevista.
Para idosos com mais de 80 anos que possuem dificuldade de locomoção, a pasta municipal iniciou ontem (2) o processo de vacinação na casa das pessoas. Neste primeiro momento, a estimativa é de imunizar 1.147 pessoas desse grupo em até duas semanas. A Câmara Municipal cedeu veículos para que a imunização fosse feita na casa dos idosos acamados.
Texto: Rafael Ribeiro