Dados da empresa especializada em marketing de vinho Wine Inteligence apontam que os fatores preço e variedade estão atraindo cada vez os consumidores a comprarem vinhos pela internet. O Brasil é o terceiro maior mercado de compra de vinho pelos canais online, com quase um terço das garrafas comercializadas via web, ficando atrás apenas da China e do Reino Unido.
Outros motivos que explicam a posição brasileira no ranking são os altos custos logísticos e tributários que envolvem a comercialização do produto pelos canais tradicionais, a entrada de novos consumidores no mundo do vinho e a falta de informações sobre os produtos e a atuação de importantes players no país.
Atenta a este crescimento, a 2ª Wine South America, principal feira profissional de vinhos da América Latina, que ocorre na próxima semana, de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunirá os dois maiores e-commerce de vinhos do Brasil, a Wine.com.br e a Evino.com.br, na mesa redonda Desafios, oportunidades e crescimento de mercado.
Durante os três dias de feira, os mais de 6 mil visitantes esperados, entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola terão a oportunidade de conhecer 300 marcas expositoras e participar também de degustações, masterclasses e conferências. (João Fernandes com Agrolink)