Durante fiscalização preventiva no rio Aquidauana, duas equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) encontraram dois pescadores em uma canoa, armando anzol de galho (petrecho proibido), na região da Ilha do Pescador, a cerca de 300 metros da ponte nova no município.
Segundo as equipes policiais, assim que os infratores perceberam a chegada da polícia, abandoranam a embarcação e os petrechos de pesca ilegais, fugindo, mas apesar de diligências, os criminosos não foram localizados.
No local a PMA retirou do rio 25 anzóis que estavam armados e com iscas e apreendeu a canoa. Pelas características da embarcação, será feita a identificação dos criminosos. Caso sejam encontrados responderão por crime, onde a pena é de um a três anos de detenção.
Também serão multados administrativamente, que pode variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil.
Piracema – Segundo a PMA, os infratores que estão se arriscando a praticar pesca predatória estão indo para os rios no período noturno, principalmente pela facilidade de fuga e, consequentemente, a Polícia Militar Ambiental tem priorizado a fiscalização preventiva à pesca durante a piracema à noite e madrugada.
Desde o início da noite de ontem, até o início desta manhã de hoje (28), duas equipes de Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizavam fiscalização preventiva nos rios Aquidauana e Taquarussu.
As duas equipes ainda retiraram dos dois rios fiscalizados mais 52 anzóis e galho, dois molinetes que estavam com iscas e armados no barranco do rio Aquidauana e duas redes de pesca.