Um atentado com carro-bomba em Qalat, sul do Afeganistão causou a morte de 15 pessoas e deixou outras dezenas feridas nesta quinta-feira (19). O ataque foi reivindicado pelos talibãs que intensificam as investidas antes das eleições presidenciais de 28 de setembro.
O governador da província, Rahmatullah Yarmal informou que o hospital regional que fica no mesmo local foi destruído no ataque.
De acordo com o porta-voz do ministério do Interior, Nasrat Rahimi, o ataque “direcionado contra um hospital civil em Qalat deixou 15 mártires, sendo dois policiais, e 66 feridos, incluindo mulheres e crianças”
Este foi o quarto atentado em três dias no país, a menos de 10 dias das eleições presidenciais. Os ataques desta semana deixaram quase 70 mortos e dezenas de feridos. Três deles foram reivindicados pelos talibãs.
“Executamos um ataque mártir contra o NDS”, anunciou em uma mensagem o porta-voz dos talibãs, Qari Yousuf Ahmadi, ao assumir a autoria do atentado de quinta-feira.
O ministério do Interior informou que o ataque foi executado com um caminhão-bomba perto do hospital de Zabul às 5H50 locais. (Jéssica Vitória com informações da Istoé)