Corredores de ônibus estão entre os trabalhos que o município quer dar andamento em conversa
A prefeitura de Campo Grande vai se reunir hoje (25) com a Caixa Econômica Federal para falar sobre as obras que estão paradas ou ainda não saíram do papel, assim como aquelas que estão em análise na instituição financeira. De acordo com o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, entre os assuntos estão a conclusão do corredor de ônibus das ruas Brilhante e Bandeirantes e a liberação para dar início nas obras da avenida Marechal Deodoro.
As obras dos dois corredores estão paralisadas há mais de quatro meses, justamente, porque a Caixa pediu readequações no projeto das estações de pré-embarque que estão sendo instaladas nas vias. Entre as mudanças está a instalação de guard rail, proteção que serve para absorver e desacelerar o veículo no momento de um impacto.
Ao todo, 16 estações de pré-embarque foram licitadas com o custo de R$ 831,3 mil. Inclusive, as estações vão custar mais caro que o previsto inicialmente com as adequações. Além das quatro na Brilhante, uma na Guia Lopes e sete na Bandeirantes, dentro do mesmo pacote estão quatro estações de pré-embarque que serão instaladas na Rua Bahia.
A obra na Marechal Deodoro também fazem parte da implantação de corredores exclusivos para ônibus em Campo Grande. Segundo Rudi, a obra já era para ter saído do papel, mas a Caixa ainda está analisando o contrato e que a prefeitura depende da liberação deles para dar início a obra.
Ao todo serão feitos 1,1 km de drenagem e 5,5 km de recapeamento nas duas pistas da via. Serão feitas também, além das sinalizações vertical e horizontal, a instalação de quatro estações de pré-embarque.
O resultado da licitação com a ganhadora, Engepar Engenharia e Participações Ltda, saiu no Diário Oficial do município no dia 29 de setembro e a previsão era de que as obras começassem em 30 dias, ou seja, final do mês passado.
“Nessa reunião com a Caixa, vamos tratar desse assunto e ver se o contrato já foi analisado e se está aprovado para começarmos as obras o mais rápido possível na Marechal Deodoro. Aproveitando, vamos cobrar também as obras das ruas Brilhante e Bandeirantes, eramos para ter retomado com essas obras desde setembro”, assegurou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Na Avenida Marechal Deodoro, as quatro estações serão instaladas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida Panambi Vera e a Rua Guaraí e entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação, antes do Terminal Aero Rancho, será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.
Avenida Calógeras
A Avenida Calógeras também terá corredor exclusivo para ônibus. A via fará parte do corredor Sul. A obra está orçada, até então, em R$ 12,1 milhões. Isso porque, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, o orçamento inicial está sendo revisado. A expectativa é que licitação para essa obra seja lançada ainda este ano.
Conforme o projeto, a via será recapeada por inteiro, da avenida Mato Grosso até a avenida Costa e Silva. Está previsto também a implantação de uma ciclovia da Avenida Afonso Pena até a Salgado Filho. “Dá avenida Mato Grosso até a Afonso Pena não será feita a ciclovia e será aconselhado que os ciclistas utilizem a que já existe na Orla Ferroviária”, explicou Rudi.
Rui Barbosa
A Rua Rui Barbosa é outra via que vai fazer parte do corredor Sul do transporte coletivo. A obra faz parte do Reviva Campo Grande II e o corredor exclusivo de ônibus será instalado da Avenida Fernando Correia da Costa e Mato Grosso.
Somente no recapeamento que começará perto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e terminará na confluência com a Avenida Rachid Neder serão investidos R$ 30 milhões. De acordo com o Fiorese, a licitação deve ser lançada no mês que vem e as obras iniciarem em abril de 2021.
“O projeto está pronto, a obra será divida em dois lotes. Estamos finalizando o orçamento para abrir a licitação”, afirmou.
(Texto: Rafaela Alves)