Resultado da pesquisa reflete na 9ª maior taxa de aumento do PIB entre as unidades da Federação
Mato Grosso do Sul teve crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, alcançando R$ 106,9 bilhões. O resultado reflete na 9ª maior taxa de aumento do PIB entre as unidades da Federação e na 2ª do Centro- -Oeste, passando da média nacional (1,8%). Os dados foram apurados pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O valor estimado resulta em um PIB per capita de R$ 35.925,85, representando o sétimo maior valor per capita entre os demais estados. Diante disso, Mato Grosso do Sul ficou responsável por 15,4% do PIB do Centro-Oeste e de 1,5% do produto interno bruto brasileiro.
Com o resultado, o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, avalia que o Estado mostrou uma retomada na economia. “Os números mostram uma recuperação da economia em 2018. São notícias extremamente importantes e mostram exatamente o caminho de desenvolvimento econômico que o estado de Mato Grosso do Sul tem passado e tem avançado”, ressalta.
Setores
Ainda conforme o levantamento, a maior taxa de crescimento real ocorreu no setor secundário (5,2%), motivado pelo crescimento de 12,0% na indústria de transformação, com destaque para o segmento da indústria de alimentos, de celulose, indústria de têxteis, confecções e vestuário, produção da indústria de minerais não metálicos e a indústria de transformação das famílias. Este setor representa 22,2% do PIB estadual.
“Esse crescimento depende muito da situação econômica, da situação política. No caso de Mato Grosso do Sul, em 2018, nós tivemos um forte crescimento na indústria da transformação. É um dos maiores crescimentos da indústria do país. A política industrial do estado funcionou muito bem, dando segurança aos nossos empreendedores.”
(Confira mais na página A7 da versão digital do jornal O Estado)