As aulas presenciais para estudantes do 3º ano do ensino médio e da fase quatro da educação de jovens e adultos (Eja) voltam no dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro.
Segundo o que o governo do Rio de Janeiro anunciou, a volta não será obrigatória para os estudantes e o ensino remoto será mantido. As demais séries, sob responsabilidade do estado, não irão retomar as aulas presenciais este ano. O governo não pretende reprovar nenhum estudante. O ensino infantil e os primeiros anos do ensino fundamental, até o 5º ano, são de responsabilidade de cada um dos municípios.
As escolas deverão seguir um protocolo de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Os professores com mais de 60 anos e aqueles que declararem ter alguma comorbidade, fazendo parte, portanto, do grupo de risco da doença, não precisarão retomar os trabalhos presenciais. O governo disse, ainda, que está se preparando para substituir esses professores e afirma que aqueles que tiverem que aumentar a carga horária serão devidamente pagos.
(Com informações da Agência Brasil)