A Operação de Carnaval 2021 da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que encerra hoje (17), às 12h, foi definida como “tranquila” pelo secretário da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja. De sexta-feira (12) até a segunda-feira (15), 936 pessoas foram abordadas, três pessoas foram presas e cinco festas clandestinas foram encerradas durante a fiscalização, mas nenhuma ligada ao Carnaval. Os números apontam uma redução de cerca de 54% de ocorrências em comparação com o período de folia liberada em fevereiro de 2020.
Segundo o secretário, alguns fatores contribuíram para a queda nas ocorrências, entre eles a intensa fiscalização na Praça do Papa, mirante do Aeroporto, altos da Avenida Afonso Pena, no entorno da Lagoa Itatiaia, Praça Aquidauana, além do fechamento da Orla Ferroviária.
A GCM não registrou nenhum caso de Carnaval de rua. “Tiveram alguns locais conhecidos de aglomerações, como botecos de periferia e tabacarias lotadas, mas Carnaval de rua naqueles pontos conhecidos [como a Orla Ferroviária] não ocorreu, não houve denúncia. Esperávamos mais ocorrências relacionadas a carnaval clandestinos”, ressaltou.
Em comparação com a Operação do Toque de Recolher no Carnaval, houve uma queda nas ocorrências. “Por conta do ponto facultativo do Governo do Estado acabou diminuindo o número de pessoas em Campo Grande e, esses pontos que houve isolamento, diminuiu a circulação de pessoas”, disse.
(Confira mais na página A4 da versão digital do jornal O Estado)