Vacinação começa às 10h do dia 20, diz Pazuello a prefeitos

A data foi estimulada caso Anvisa aprove vacina no domingo

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) divulgou a um grupo de mais de 100 prefeitos nesta quinta-feira (14) que a largada para a imunização será em 20 de janeiro, a partir das 10h, em todo o território nacional. A informação foi confirmada pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e por gestores locais que participaram do encontro virtual.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, disse que a data anunciada pelo ministro depende de duas questões: “A 1ª é a aprovacão da Anvisa, no domingo, que nós temos esperança que seja positivo, estamos falando da AstraZeneca e da CoronaVac. A 2ª é a logística do voo. Se não for na quarta-feira, dia 20, [se houver] qualquer problema de logística, ficará para quinta-feira, dia 21”, disse a jornalistas no Ministério da Saúde.

Segundo Donizette, a previsão do governo é de vacinar 2 milhões de pessoas com a vacina da AstraZeneca/Oxford e 3 milhões com a CoronaVac.

“Todas as cidades receberão as duas vacinas, não há hipótese de um município querer apenas uma. Todas as cidades receberão as duas vacinas. O ministério passou o número de 80 milhões de doses [até abril], com a expectativa de 40 milhões de brasileiros, por serem duas doses”, disse.

Início nas capitais

O prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, do DEM, escreveu em sua conta oficial no Twitter o que ouviu na reunião. “Havia uma informação de que as vacinas chegariam nesse primeiro momento para as capitais. Ministério disse que não há essa priorização, chegarão igualmente para as cidades”.

Ainda de acordo com Loureiro, 8 milhões de doses serão aplicadas em janeiro e 30 milhões em fevereiro. “Anvisa liberando domingo, distribuem na terça (19) para iniciar na quarta (20)”, publicou.

(Com informações: Poder 360)

https://oestadoonline.com.br/2021/01/14/saude-diz-que-ms-e-outros-estados-nao-tem-seringas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *