ProUni: Inscrições estão abertas até sexta-feira

Com 1.782 vagas destinadas para Mato Grosso do Sul, inscrições para o ProUni (Programa Universidade Para Todos) começaram ontem (12) e terminam na próxima sexta-feira (15). No Estado, serão ofertadas 929 bolsas de estudo integrais e 853 parciais.

Conforme o MEC (Ministério da Educação), as instituições particulares de Ensino Superior que participam do programa oferecerão mais de 162 bolsas de estudo em todo o país, sendo 76,8 mil integrais e 85,1 mil parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.

A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância). A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa na internet, por meio do portal prounialuno. mec.gov.br.

No país, de acordo com o MEC, os estados com os maiores números de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar que sua renda familiar bruta mensal não excede 1,5 salário-mínimo (R$ 1.650) por pessoa.

Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários- -mínimos por pessoa (R$ 3.300). O candidato também precisa ter feito a edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não ter tirado nota zero na redação.

Além disso, o interessado deve ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Como o resultado do Enem de 2020 só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019.

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *