Governo estuda antecipar novamente o 13º dos aposentados

Com o fim das medidas emergenciais para estímulo da economia, o Ministério da Economia estuda a antecipação do 13º salário de segurados do INSS como forma de estimular o consumo. Parte do benefício pode ser pago ainda no 1º trimestre.

A medida de antecipar a gratificação de Natal dos aposentados foi uma das primeiras lançadas pelo governo no ano passado, quando a pandemia chegou ao Brasil e começou a restringir atividades. Em 2020, o total antecipado pela medida foi de 47,2 bilhões de reais.

Como o orçamento do 13º salário de aposentados e pensionistas já é uma despesa prevista no orçamento e não depende de novas liberações, antecipar o recebimento do abono natalino é uma forma mais fácil de injetar dinheiro na economia de forma rápida.

Segundo o último boletim da Previdência Social, em novembro, haviam 30 milhões de benefícios previdenciários ativos. Além de aposentadorias, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, reclusão e salário maternidade recebem 13º salário do INSS.

Segundo interlocutores do Ministério, está em estudo se essa liberação seria da totalidade do benefício ou a antecipação de algum valor, como a primeira parcela. Em 2020, a primeira parcela do 13º salário foi paga na folha de abril e a segunda na folha de maio, após autorização em Medida Provisória. A primeira parcela do 13º salário equivale a metade do benefício, sem o desconto do Imposto de Renda.

(Com informações: VEJA)

https://oestadoonline.com.br/2021/01/12/icms-ecologico-e-recorde-em-ms-e-meio-ambiente-agradece/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *