Feriados de fim de ano alteram horários de atendimento em comércios e órgãos públicos

Com a chegada do mês de dezembro, muitos órgãos sofrem alterações nos horários de funcionamento. E para que a população não saia de casa em meio a pandemia, sem a certeza de que encontrará o local aberto, separamos aqui os horários de atendimento de algumas instituições e comércio.

Órgãos públicos

Na Capital, a prefeitura não terá recesso e deve ficar sem expediente apenas no dia 25, feriado de Natal, e no dia 1º de janeiro. Nos demais dias, o atendimento segue normal.

O governo do Estado também não terá alterações no expediente, podendo atender a população nos demais dias que não seja as sextas-feiras 25 deste mês e 1º de janeiro.

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) passa a funcionar em regime de plantão a partir do dia 18, retomando a partir após o dia 7 de janeiro. Neste período não existem audiências, e os prazos processuais ficam suspensos para os advogados até o dia 21 de janeiro.

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não terá atendimento presencial somente nos dias 24, 25, 31 e 01 conforme decreto “e”, nº1, de 3 de janeiro de 2020.

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul estará em feriado no período de 20 de dezembro de 2020 a 07 de janeiro de 2021. Contudo, haverá plantão de atendimento em todas as comarcas do Estado.

O Fórum segue em funcionamento atual até o dia 18. A partir desta data o local entra de recesso e só retorna no dia 7 de janeiro. As situações de urgência poderão ser encaminhadas via eSaj, e-mail ou por contato telefônico com o plantonista.

Cartórios

De acordo com a Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul), os cartórios de Campo Grande fecham apenas nos dias 24, 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias o funcionamento é normal.

Unidades de Saúde

Ná área de saúde da Capital, abrirá no feriado os quatro CRSs (Centros Regionais da Saúde), localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. E as seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), ainda está sendo estudada a escala de abertura das unidades de saúde que realizam o teste RT-PCR para a COVID-19.

Supermercados

Os supermercados ainda não definiram funcionamento e aguardam decreto municipal. No dia 24 de dezembro do ano passado, o expediente seguiu até as 20h e fechou no dia 25. Assim aconteceu na semana do ano novo com funcionamento até as 20h no dia 31 e fechado no dia 1º.

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não haverá atendimento ao público no dia 25 de dezembro e o último dia útil do ano para atendimento, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. As agências bancárias não abrem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Comércio

A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), informou que o comércio no dia 24 vai funcionar das 8h às 18h sem expediente no dia 25 de Natal. No dia 31 o funcionamento é reduzido e segue das 8h até as 16h, retornando apenas no dia 2.

Shoppings

Pátio Central – No dia 24 abre das 8h às 18h e dia 25 fecha. Já no dia 31 o funcionamento é das 8h às 16h e dia 1º fecha, retornando com atendimento normal no dia 2 de janeiro.

Norte Sul Plaza – Nos dias 24 e 31 abre das 9h às 18h e nos dias 25 e 1º somente praça de alimentação e lazer das 11h às 21h, com lojas fechadas.

Shopping Campo Grande – Nos dias 24 e 31 abre das 10h às 18h e nos dias 25 e 1º lojas fechadas com alimentação e lazer facultativo.

Bosque dos Ipês – Nos dias 24 e 31 abre das 11h às 18h e nos dias 25 e 1º somente praça de alimentação e lazer das 11h às 18h, com lojas fechadas.

Rodoviária de Campo Grande

 Rodoviária ainda não definiu funcionamento e deve divulgar até o fim da semana.

Transporte coletivo

O transporte coletivo permanece circulando até as 23h, uma hora depois do toque de recolher, conforme decretado pela prefeitura. Mas com escala reduzida, como no fim de semana.

Dayane Medina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *