Governo de MS tem recurso para adquirir vacina contra covid-19

O governador Reinaldo Azambuja afirmou que Mato Grosso do Sul tem recurso para adquirir a vacina contra a covid-19 e imunizar a população, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o produto. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8) durante entrevista para a rádio FM Capital.

Segundo o Portal Governo do Estado, Azambuja participou, nesta manhã, de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele defende que a vacinação seja feita pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações, mas disse que, se necessário, o Estado está preparado para adquirir as doses. O Governo acredita que precisaria de cerca de 700 mil doses para imunizar os grupos prioritários, como os idosos, índios e profissionais da saúde e de educação.

Azambuja também afirmou que não importa a origem da vacina, desde que seja aprovada pela Anvisa: “Vamos fazer todo esforço para trazer a vacina, não importa de onde venha, essa questão de paternidade aí, se vem da China, é bem-vinda em Mato Grosso do Sul e nós queremos disponibilizar. Temos recursos disponíveis para comprar, o Governo do Estado está reservando. Já conversei com São Paulo, com o João Dória e a equipe do Butantan da possibilidade. Agora o Plano Nacional de Imunização, quem coordena é o Ministério da Saúde”, disse.

O ministro Eduardo Pazuello afirmou que pode ser que até o fim de fevereiro tenha alguma vacina aprovada no Brasil e contou que o país fechou um acordo com a Oxford/AstraZeneca para adquirir 160 milhões de doses e aderiu ao consórcio Covax Facility para adquirir mais 42 milhões de doses. O montante é insuficiente para imunizar toda a população brasileira, já que são necessárias duas doses por pessoa. Até o momento, nenhuma vacina obteve o aval da Anvisa.

Veja mais:

https://oestadoonline.com.br/2020/12/08/ms-registra-em-48h-1-989-novos-casos-de-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *