Faltam testes rápidos nos postos de saúde de CG

Com o aumento expressivo dos casos confirmados de COVID-19 nos últimos 14 dias em Campo Grande, algumas unidades de saúde estão com pouco ou sem nenhum estoque de testes rápidos. No dia 25 de novembro, o jornal O Estado revelou que a população enfrentava dificuldades para agendar os testes. Ontem (1º), pacientes relataram que algumas unidades estão sem os exames, falta confirmada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

Um paciente que preferiu não se identificar, buscou pelos testes rápidos de diagnóstico para COVID-19 em diversas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) na segunda-feira (30). Na unidade de saúde do bairro Tiradentes, foi informado da falta de exames. Já nos postos de saúde dos bairros Vila Carlota e Cristo Redentor, o paciente foi informado da disponibilidade de apenas 25 testes.

Questionada sobre a situação, a Sesau informou que, devido a alta demanda, há algumas faltas pontuais de testes rápidos nas unidades da rede. Porém, destacou que o problema seria resolvido ontem mesmo. De acordo com a secretaria, para atender à população, um novo processo de aquisição de novos lotes de testes rápidos está em andamento. Não foi informado pela pasta quais outras unidades estão sem os testes rápidos.

No final da tarde de ontem, a reportagem entrou em contato com com as unidades de saúde informadas pelo paciente. O posto do Cristo Redentor informou que tinha testes rápidos para atender a população. Já as unidades do Tiradentes e Vila Carlota não atenderam.

Em Campo Grande, são realizados em média 98 testes por dia nas 71 UBSs e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família). Em relação aos testes RT-PCR, a Sesau informou que, em média, são retirados 600 exames por dia no Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) para serem distribuídos às unidades de teste no município.

Drive-thru

De acordo com o coronel e diretor de Saúde do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), Marcello Fraiha, por dia, são realizados 258 testes RT-PCR no drive-thru, além de 250 testes rápidos na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho. Fraiha reiterou que, com a agenda de exames já abertas para o mês de dezembro, a média de espera para a realização do teste é de quatro dias.

“Se a pessoa ligar hoje, nós conseguimos proceder com o agendamento para o dia 5 de dezembro”, ressaltou. Conforme Fraiha, em média, o Disk COVID recebe diariamente, 3 mil ligações para agendamentos de exames para diagnóstico do novo coronavírus.

Serviço

O teste rápido pode ser feito em todas as unidades de saúde da Capital, não é necessário realizar agendamento. O RT-PCR é coletado em 12 UBSFs: Batistão, Parque do Sol, 26 de Agosto, Tiradentes, Dona Neta, Moreninha, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália e Albino Coimbra. A população também pode agendar testes pelo Disk COVID do Corpo de Bombeiros no telefone 0800 647 0911.

(Texto: Mariana Moreira)

https://oestadoonline.com.br/2020/12/02/jornal-o-estado-recebe-homenagem-de-vereadores-pelos-18/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *