SES articula a ampliação de 60 novos leitos de UTIs em MS

Com o aumento de casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende ampliar 60 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais públicos e privados de Campo Grande. Nesta segunda-feira (30), o Secretário de Estado de Saúde esteve junto com o Secretário Municipal de Saúde para tratar a abertura de dez novos leitos na Santa Casa da Capital.

Essa semana, Secretário Geraldo Resende (SES), vai para Brasília para tratar sobre essas novas vagas de UTI no Estado. “A abertura de novos leitos na Capital é fundamental para evitar o caos na saúde pública do Estado. Estamos trabalhando para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul possa receber mais 20 leitos de UTIs Covid. Também trabalhamos, junto com o município de Campo Grande, para abrir mais 20 leitos de UTIs Covid no Hospital do Pênfigo, único da rede privada que apontou essa possibilidade, considerando que os demais já trabalham no limite de suas ocupações”, destacou Resende.

Caso não aconteça a abertura desses leitos, os pacientes da Capital serão realocados para hospitais das outras macrorregiões do Estado. “Estamos em contato permanente com os secretários municipais de Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e de todos os demais municípios, onde temos capacidades de leitos instalados. Caso seja necessário, poderemos fazer a realocação destes pacientes para algumas regiões do Estado”, explicou Geraldo.

Além disso, o Governo do Estado publicou processo seletivo simplificado nesta segunda-feira para contratação temporária de 80 profissionais de saúde no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, sendo 60 médicos e 20 fisioterapeutas.

O secretário ainda lembrou que de nada vale os esforços para a abertura desses novos leitos, se a população não tomar os devidos cuidados: “Com a chegada das festas de final de ano, as pessoas querem se aglomerar, mas este Natal vai ser diferente. É importante as pessoas colocarem isso na cabeça sob pena de termos muitas lágrimas no final do ano”, alertou o secretário.

(Com informações do Portal Governo do Estado)

Veja mais:

https://oestadoonline.com.br/2020/11/30/ms-registra-698-novos-casos-de-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *