Homem que mora no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, é suspeito de divulgar documentos sigilosos relacionados a uma investigação de tráfico de drogas da Delegacia de Polícia do município de Presidente Bernades, em São Paulo,. Ele foi encontrado pela polícia durante Operação Effusis, na manhã desta terça-feira (17)
A Operação foi deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo com o apoio do Departamento de Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado (Dracco) e da Delegacia Espacializada de Crimes Virtuais (Devir) de Mato Grosso do Sul.
Segundo a polícia, para chegar até o suspeito foi utilizado métodos de investigação inerentes a a crimes praticados no ciberespaço e, dessa forma, foi possível chegar a identificação e individualização do ponto de acesso em que houve a conexão à internet para download do arquivo sigiloso junto ao sistema do Tribunal de Justiça de São Paulo, tratando-se do endereço da casa do homem. “A utilização da senha de forma criminosa foi utilizado no Estado de São Paulo, mas a investigação apontou que a pessoa fez o uso daqui de Campo Grande”, explicou a delegada Ana Claúdia Medina, titular do Dracco.
As equipes realizaram buscas na casa do suspeito e apreenderam equipamentos eletrônicos utilizados pelo investigado. O homem foi levado até a sede do Dracco para prestar esclarecimentos. As investigações continuam: “A diligência alcançou o resultado esperado, sendo que com a sequência dos trabalhos de inteligência policial, certamente novas fases da operação serão desencadeadas”, explicou o delegado Daniel Viudes, da Polícia Civil de São Paulo.
A expressão latina “Effusis” que dá nome a operação, significa transmissão, difusão, fazendo alusão ao ilegal compartilhamento de conteúdo investigativo sigiloso em redes sociais.