Cia. Teatral Ofit supera os desafios da atual pandemia com ensaios on-line

Peça que será apresentada em dezembro vai celebrar o centenário de nascimento de Clarice Lispector

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças em diversas áreas culturais, inclusive no teatro. Os ensaios presenciais precisaram ceder espaço para as vivências por meio da internet, em reuniões on-line que mostram a capacidade que o artista tem de se reinventar. Nos encontros da Cia. Teatral Ofit, quatro atores e o diretor Nill Amaral trocam experiências e emoções semanalmente para dar vida ao texto que prestará uma homenagem à escritora Clarice Lispector.

No elenco da peça estão os atores Lígia Pietro, Patricia Saravy, Samir Henrique e Tamara Prantl, e além desses, o diretor estuda convidar mais uma atriz para uma participação na peça. Para a equipe, da distância física ao eco de uma caixa de som, os desafios dos ensaios on-line são muitos e vão além da tecnologia. “O processo on-line para mim é um desafio, não só em relação ao teatro, mas em todos os aspectos. Eu sou uma pessoa que preza pelo contato, eu gosto de conversar, de abraçar e, por isso, eu tenho muita dificuldade de viver essa experiência”, confessa o ator Samir Henrique.

Além de ator, Samir também é profissional de saúde e, portanto, o cuidado com as medidas de biossegurança é ainda maior. “Ter essa plataforma nova é desafiador, mas também muito interessante. São novas possibilidades de sentir a emoção do outro, de trabalhar com esse retorno, com esse jogo que é a atuação”, acredita o ator.

A atriz Patricia Saravy concorda com os desafios, mas percebe novas possibilidades no formato. “O desafio é como que a gente consegue dialogar a partir desse lugar remoto. Ao mesmo tempo cria-se uma praticidade de tempo, um tempo que nós estamos aproveitando mesmo, concentração bastante interessante. Acredito que a gente vá escoar tudo isso quando tivermos um ensaio presencial”, acredita.

(Confira mais na página C3 da versão digital do jornal O Estado)

Veja Mais:

Família de motorista morto na BR 163 recebe R$150 mil de indenização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *