‘Não haverá aplicação da vacina em massa’, afirma Fiocruz

Em janeiro de 2021, a Fiocruz começa a produzir a vacina do Coronavírus no Brasil, serão fabricadas 210 milhões de doses da vacina, segundo a presidente da instituição, Nísia Trindade, em entrevista exclusiva ao Estadão.

O imunizante será o desenvolvido pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e a farmacêutica Astrazeneca, ainda em fase de testes. A produção, disse, que poderá atender a uma fatia considerável da população, mesmo que sejam necessárias duas aplicações, o que seria suficiente para imunizar metade do País.

A estimativa é que a vacinação comece em março. “Não vai haver uma aplicação em massa da vacina”, explicou Nísia. “Terá que haver algum critério de priorização, mas isso ainda não foi definido.”

A produção de 100 milhões de doses nos primeiros seis meses será feita com a importação do chamado ingrediente farmacêutico ativo, o principal insumo do imunizante. A partir do 2º semestre, porém, o Brasil já terá produção de forma autônoma, pelo acordo de transferência de tecnologia com o laboratório

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *