Embaixador nos EUA diz que vê parceria “com qualquer resultado”

O embaixador brasileiro em Washington, Nestor Foster, disse que vê a parceria entre Estados Unidos e Brasil com otimismo com “qualquer que seja o resultado” das eleições norte-americanas. A declaração foi feita em entrevista publicada no jornal O Globo nesta terça-feira (3)

De acordo com ele, a relação entre os dois países não será afetada por uma eventual vitória do democrata Joe Biden, mesmo que o governo do presidente Jair Bolsonaro seja alinhado politicamente ao atual presidente, o republicano Donald Trump.

“Qualquer que seja o resultado, vejo com otimismo o futuro de nossa parceria. Nossos países estão unidos por valores fundamentais, como a liberdade, a democracia, o respeito aos direitos humanos, a economia de mercado, e têm uma agenda de trabalho densa, movida por ampla coincidência de interesses e com visão de longo prazo, que é a visão da diplomacia”, afirmou Foster.

Segundo o diplomata, as relações bilaterais continuarão firmes, com coincidência de interesses e visão de longo prazo. Ele afirmou que seu otimismo se baseia nas conversas que tem mantido com integrantes dos partidos Democrata, de Joe Biden, e Republicano, de Donald Trump.

“Numa democracia, como são os EUA, é normal dialogar com todos, sempre com base no respeito mútuo — e é o que temos feito e seguiremos fazendo. Trata-se de trabalho permanente, que é da dinâmica da relação e independe de resultados eleitorais. Além disso, nossa crescente aproximação tem contado, nos EUA, com expressivo respaldo do setor empresarial”, disse.

O embaixador declarou ainda que Brasil e Estados Unidos têm desafios comuns, como a defesa da democracia, a proteção de dados pessoais e o desenvolvimento sustentável.

“Minha percepção é de que ambos os partidos nos EUA compartilham a visão de que o Brasil é um parceiro relevante, sempre aberto a dialogar e com o qual se pode trabalhar construtivamente. Nossa região e o mundo estão lidando com desafios que moldarão o futuro de nossos países, como a defesa da democracia, a proteção de dados no domínio virtual, a promoção do desenvolvimento sustentável e, de modo ainda mais urgente, a retomada do crescimento e da geração de empregos. É do interesse do Brasil e, acredito, dos EUA seguir colaborando um com o outro na busca de respostas a esses e outros desafios”, afirmou.

(Com informações: Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *