Apenas 11% dos municípios de MS atingem a meta de vacinação

As campanhas de imunização contra a poliomielite e multivacinação foram encerradas oficialmente no sábado (31). De 79 municípios de Mato Grosso do Sul, apenas nove atingiram a meta de vacinação, por volta de 11%. Dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) apontam
que até sexta-feira (30), às cidades de Angélica, Antônio João, Eldorado, Jateí, Ivinhema, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Selvíria e Paraíso das Águas vacinaram 95% do público preconizado. No Estado, a cobertura vacinal está em 50%.

De 160 mil crianças como público-alvo, 80,3 mil recebem as doses contra a paralisia infantil. Em Campo  Grande, a campanha foi prorrogada após decisão do Ministério da Saúde, que autorizou os municípios com cobertura vacinal abaixo do ideal, a continuarem com a campanha.

Conforme o SIPNI, de 48,1 mil crianças como público-alvo na Capital, apenas 12,1 mil foram imunizadas. Até esse sábado, a cobertura vacinal estava em 25,22%. Por esta razão, foram realizadas durante o fim de semana duas ações de vacinação em shoppings da cidade.

Campo Grande

Uma equipe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) esteve no Pátio Central Shopping nesse  sábado (31), das 8h às 17h, para imunizar todas as crianças que fazem parte do público-alvo da campanha, de 12 meses a menores de 5 anos (pólio) e menores de 15 anos para multivacinação. A reportagem de O Estado visitou o local por volta de 9h, e constatou uma boa adesão por parte da população.

Mãe de três crianças, a auxiliar de serviços gerais Regina de Sousa, 37 anos, relatou que durante a semana não conseguiu vacinar o filho de 4 anos por falta de doses nos postos de saúde. “Fui aos postos do Iracy
Coelho e Aero Rancho, mas não tinha vacina, e eles que avisaram para eu vir no Pátio Central hoje [31]”, relatou.

Parceiro nas ações de vacinação, o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Alex Walber, reiterou que a instituição, em conjunto com a Sesau e a SES (Secretaria de Estado de Saúde), estão em um esforço extra para cumprir a meta na Capital. No Shopping Bosque dos Ipês, equipes da secretaria vacinaram tanto no sábado quanto no domingo (1º), entre as 11h e 20h. Os dois pontos de vacinação temporários foram montados para facilitar o acesso para aquelas famílias que não conseguiram comparecer durante a semana, em uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

SERVIÇO:

Para a vacinação das crianças é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, um documento de identificação dos pais ou responsáveis, além do cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Durante a semana, as 71 UBSs  (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande vão funcionar das 7 às 17 horas.

 

(Texto: Dayane Medina e Mariana Moreira)

Veja também: Sol aparece entre nuvens e temperaturas não passam de 32°C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *