TRE-MS solicita militares das Forças Armadas para eleições

Na semana passada, Mato Grosso do Sul solicitou a presença das Forças Armadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para auxiliar na segurança de cinco municípios e garantir o primeiro turno das eleições, em 15 de novembro. Conforme a Agência Brasil, o TSE aprovou o pedido e a decisão será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

A previsão é de que os militares reforcem segurança das cidades de Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Caarapó e Aral Moreira. Porém, a relação oficial dos municípios ainda não foi divulgada diz o site. Em 2018, as cidades de Amambai, Paranhos, Ponta Porã e Caarapó tiveram reforço de tropas federais.Apresentadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as solicitações de apoio das forças federais visam a “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”. “A meu ver, estão preenchidos os requisitos da resolução específica e estou deferindo os pedidos”, disse Barroso.

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Andrea Cruz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *