25 novembro 2020, 18:23
Foto: Ilustrativa

Riscos ergonômicos na pandemia

Saiba como cuidar da sua postura durante o home office para preservar a saúde da coluna

Em tempos de isolamento social, o home office tornou-se a alternativa de muitas empresas. No entanto, alguns hábitos repetitivos afetam nossa saúde, mesmo em casa. Ficar horas na mesma posição e o uso repetitivo e forçado dos músculos são exemplos que podem gerar dores crônicas na coluna e articulações.
“Entre as consequências graves causadas no corpo pela falta de consciência postural são as dores no pescoço, braços, lombar e pernas; dormência; desconforto; desalinhamento da coluna; lesões nas articulações e má circulação sanguínea”, explica o dr. André Felipe da Silva Guedes, físico e coordenador do Projeto de Extensão da Engenharia Civil sobre Riscos Ergonômicos, da Estácio.

Para evitar lesões e tornar seu home office mais saudável, o especialista sugere algumas dicas:

*Posicione as pernas em um ângulo de 90º e mantenha os pés ao chão ou apoiados. A boa postura das pernas evita a tensão nas articulações e a compressão das coxas.

* Mantenha a cabeça e o pescoço alinhados. Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão. É possível utilizar suportes para monitor ou notebook, por exemplo.

* Sente na cadeira sobre o cóccix e volte o quadril um pouco para a frente. Mantenha as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás. Evite sentar na ponta do assento. Cadeiras ergonômicas facilitam essa postura.

* Apoie o antebraço sobre a mesa, mas evite que os cotovelos fiquem para baixo.

* Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos vertebrais, tensões na coluna, ombros e na área cervical, e para melhorar a circulação sanguínea.

* Dê uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.

* Alongue o seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas.

* Beba água (hidratar-se). A água ajuda as articulações e os músculos a ficarem lubrificados

(Bruna Marques)

Veja Mais:

Pacientes que aguardam na fila do SUS vão receber atendimento

Veja também

Projeto inovador inicia intervenções de urbanismo tático em CG

Parte da Rua José Antônio amanheceu colorida. Quem passa pela esquina da via com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *