Projeto entre amigos une leitura à causa animal

A LivrAUria ajuda bichinhos em estado de vulnerabilidade, aceita doações de livros e já arrecadou dinheiro para quatro ONGs

Você gosta de ler? Adora comprar um livro novo? É um amante dos animais? Ama a companhia de um cachorro ou um gato? Talvez os dois? Se a resposta foi sim para uma ou todas estas perguntas você tem que conhecer o projeto de quatro amigos, a livrAUria. A iniciativa é responsável por direcionar os lucros das vendas de livros para diversas ONGs (organizações não governamentais) de Campo Grande ligadas à causa animal.

O projeto surgiu no mês de julho deste ano e foi criado pelos amigos Leticia Carolini Vismara, Lorena Albuquerque Zanandres, João Otavio Chinem e Guilherme Ribeiro Giordano. A inspiração veio de uma ação social semelhante que é desenvolvida em Curitiba (PR), a Aucolher.

Com o perfil no Instagram criado, as primeiras obras vendidas pela LivrAUria vieram da própria biblioteca do grupo. Hoje, o projeto cresceu e os amigos recebem doações de livros que são vendidos nas redes sociais por preços acessíveis. A iniciativa atraiu seguidores, compradores, parceiros e já chegou a receber Moção de Congratulação na Câmara Municipal de Campo Grande.

A agente de viagens Leticia Carolini Vismara, 31 anos, comenta sobre o significado da ação e a importância de ajudar os bichinhos. “Para mim e para os outros três idealizadores é dar uma segunda chance para os livros e para os animais”, inicia.

Segundo ela, as atividades desenvolvidas pelas entidades de proteção aos animais são de extrema importância. “As ONGs fazem um trabalho incrível com resgate, levam ao veterinário, cuidam, vacinam, vermifugam, castram e colocam para adoção! E dependem 100% de doações! Então poder ajudar dessa forma é muito gratificante”, ressalta.

De acordo com a idealizadora, todo mês é escolhida uma ONG diferente para ser contemplada com os lucros das vendas. No mês de outubro os valores arrecadados serão doados para a Pedacinho do Céu. Até agora, a LivrAUria já ajudou o Instituto Guarda Animal, Fiel Amigo e Amicats. Nos próximos meses, o Abrigo dos Bichos e o Grupo AMMAR receberão as doações.

Do romance ao terror

Os títulos vendidos pela LivrAUria seguem os diversos segmentos literários e vão desde o romance até o terror. Atualmente, estão disponíveis para compra as seguintes obras: “A Cabana”, “O Monte Cinco”, “Marley e Eu”, “Um Dia”, “Canto e Recanto”, “As filas da Noiva”, “Alice no País da Mentira”. Os valores variam de R$ 14 a R$ 20. Ao todo, 900 livros foram vendidos desde julho.

Conforme Leticia Carolini, sorteios mensais também são realizados no perfil da LivrAUria. “Os sorteios sempre são com uma temática ou comemorativos quando batem mil seguidores. Fizemos um sorteio com a temática do Pantanal e da divisão do Estado de Mato Grosso do Sul e sempre colocamos um combo de livros, um brinde”, revela.

Todos os livros disponíveis no site passam por um processo de triagem antes de serem comercializados. Os que não são aprovados seguem para um outro projeto de incentivo à leitura. Aqueles que não estão em condições de uso vão para a reciclagem e os lucros levantados também são direcionados para as ONGs.

Gostou da iniciativa? Então segue a livrAUria no Instagram, o perfil é @livrauriacg. Por meio da rede social, os amigos divulgam as obras disponíveis, os valores e as formas de pagamento.

Pontos de coleta

Se você tem interesse em doar algum livro para a LivrAUria e contribuir com o projeto, então anota aí os endereços dos pontos de coleta da Capital:

Lavanderia MAX WASH

Ótica Fernanda

Academia Acesso Fit

Vida Animal

Rancho Agropet

Borracharia Riveros Ade Beauty Salon

Olimpo Treinamento Funcional

Traíras Bar e Restaurante

Cãotry e Cia

Veja Mais:

PSG confirma lesão de Neymar e prevê volta após 3 semanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *