Confusão de sintomas da dengue e COVID preocupa autoridades

Clima Com equipes na pandemia, vigilância acredita em subnotificações

A temporada de chuvas acendeu um alerta às autoridades de saúde por conta da confusão entre sintomas de dengue e coronavírus. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) admitiu que, casos de COVID-19 já foram tratados como dengue.

O caso mais recente foi o da adolescente de 15 anos, internada no dia 16 de outubro com sintomas de dengue. A jovem teve posteriormente, o diagnóstico positivo para coronavírus durante a realização de exames para o protocolo de doação de órgãos. A SES investiga agora, se a paciente foi vítima de SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica).

Por apresentarem sintomas em comum, como febre, dor de cabeça e falta de ar, a diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho frisou que, “desde o começo do ano os sintomas já foram confundidos sim, entre os casos de dengue e COVID”. Castilho salientou ainda, a preocupação com eventuais casos de subnotificação.

“Acreditamos em subnotificação de agravos, porque as equipes ficaram envolvidas com a pandemia”, disse. Segundo Castilho, é possível que, falte informação no sistema para a real situação epidemiológica. Conforme o titular da SES, Geraldo Resende, uma nova reunião será feita hoje (30) com os diretores de vigilância sanitária do Estado, para que novas ações de combate à dengue sejam colocadas em prática.

“Já compramos material como bombas, carros e fumacê, para ajudar os municípios no enfrentamento da dengue e outras arboviroses. Esperamos pela contribuição da população, que insiste em contrariar tudo aquilo que é recomendado”, frisou Resende.

De acordo com o último boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES na quarta-feira (30), neste ano, já são 42 mortos pela doença em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, com 12,4 mil casos lidera no número de mortes, com sete vítimas.

Corumbá já registrou em 2020 quatro mortes por dengue. Seguido por Dourados (3); Naviraí (3); Mundo Novo (2), Caarapó (2), Ponta Porã (2) e Chapadão do Sul (2). Das 42 vítimas em MS, 27 apresentavam comorbidades.

Boletim COVID-19

Mato Grosso do Sul registrou 410 casos de COVID-19 nas últimas 24 horas. Conforme o boletim epidemiológico da SES, as novas confirmações elevaram para 81.443 casos em todo o Estado. 11 mortes foram registradas, cinco só na Capital. Com 1,9% de taxa de letalidade, o coronavírus já foi responsável por 1.581 vítimas em MS.

Secretário da SES, Geraldo Resende, reiterou que, as autoridades e a população não podem “fingir que estão seguindo as orientações”. Em sua opinião, seguir à risca o que está comprovado cientificamente, é o “único instrumento que temos”.

Separadas por macrorregiões, Campo Grande possui 67% de ocupação dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva); Dourados (51%); Três Lagoas (46%), e Corumbá (67%). 303 pacientes permanecem internados, sendo 170 em leitos clínicos e 135 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *