Praça Ary Coelho é reaberta à população com limite de pessoas

Após sete meses fechada, a Praça Ary Coelho, principal praça de Campo Grande, teve os portões reabertos ontem (28). Devido ao plano de biossegurança de reabertura da praça, apenas dois portões estão abertos para controle do número de pessoas e para que a temperatura possa ser aferida. A capacidade permitida na Praça Ary Coelho é de 800 pessoas.

A primeira pessoa a entrar na praça foi um jovem de 21 anos. O estudante Leonardo Garces, 21 anos, revelou que veio ao centro só para abertura da praça. “Quando fiquei sabendo da reabertura, já me programei para vir. Todas as vezes que eu venho ao centro, eu passo pela praça. Eu gosto desse lugar”, assegurou.

E teve quem entrou na praça só para tirar uma foto do chafariz. O vendedor Ader dos Santos, 19 anos, trabalha no centro. Ele afirmou que não sabia da reabertura, mas quando viu que a praça estava aberta quis registrar o momento com uma foto do monumento. “Tirei a foto para postar e marcar que o local foi reaberto. Antes da pandemia eu esperava todos os dias aqui na praça dar o horário de entrada do meu serviço”, explicou.

A praça, às 8h, horário de reabertura estava vazia. O aposentado Odilon Aires, 76 anos, também não sabia que o local seria aberto ontem, mas aproveitou para atravessar por dentro da praça da rua 14 de julho para 13 de maio. “Vi que estava aberto o portão e para não dar uma volta maior por dentro, entrei aqui”, disse.

Os vendedores ambulantes que são legalizados a trabalhar dentro da praça também vão retornar com a reabertura. Clarice Freira, 53 anos, vende salgado há três anos na Ary Coelho. Segundo ela já estava na hora da praça voltar a funcionar. “Eu gostei que ela foi aberta novamente, apesar que aqui na calçada do lado de fora eu vendo mais salgado”, afirmou.

A academia ao ar livre, o coreto e o parquinho da praça estão lacrados. As mesinhas, onde os idosos costumavam jogar, também foram interditadas logo depois da reabertura para evitar aglomerações.

A praça Itanhangá e o Horto Florestal que também tem o acesso controlado por grades, reabriram ontem, mas apenas com um acesso de entrada. Na praça a capacidade será de 100 pessoas, e no Horto, três mil.

Ao todo, a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) administra 33 praças de Campo Grande e nos locais que são totalmente abertos, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) ajudará na fiscalização para que não ocorram aglomerações.

(Texto: Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *